Como deixar o seu notebook mais rápido (sem gastar $)

Está passando raiva com o seu notebook?
Fala sério, é muito ruim estar fazendo alguma coisa no notebook ou desktop e derrepente ele começa a travar, não é mesmo?! E se assim como muitos, você tenta concertar isso com tapas e palavrões… Então pode parar pois eu separei 5 dicas de como deixar o seu notebook mais rápido !

5 passos para deixar o seu notebook mais rápido 🚀

1º – Limpar a memória temporária local (temp)

Primeiramente, precimamos entender que a pasta “TEMP” recebe arquivos temporários do nosso sistema, que por muitas vezes já foram encerrados por nós. Em outras palavras, seu computador está processando arquivos desnecessários que faz ele sobrecarregar (ficar lento).

Para limpar essa pasta é bem simples:

  1. Abra a caixa de diálogo “Executar”. | Para ficar mais fácil, use a tecla de atalho logo windows + R;
  2. Digite TEMP e aperte a tecla Enter;
  3. Selecione todos os arquivos da pasta temp (CTRL + A);
  4. Exclua todos os arquivos permanentemente (Shift + Delete).
    obs.: Nem todos os arquivos serão excluidos, pois alguns ainda estão em uso.
  5. Pronto! Agora é só fechar essa janela.

2º – Limpar a memória temporária DO usuário (%temp%)

A pasta “%TEMP%” recebe arquivos temporários da mesma forma, porém, são arquivos do usuário. Por fim, a diferença entre essas duas pastas é: uma recebe arquivos temporários do sistema (temp) e a outra recebe arquivos temporários do usuário (%temp%).

Dito isso, vamos ver como limpar essa pasta, que na verdade é da mesma forma que o passo anterior, veja só:

  1. Abra a caixa de diálogo “Executar”. | Para ficar mais fácil, use a tecla de atalho logo windows + R;
  2. Digite %TEMP% e aperte a tecla Enter;
  3. Selecione todos os arquivos da pasta %temp% (CTRL + A);
  4. Exclua todos os arquivos permanentemente (Shift + Delete).
    obs.: Nem todos os arquivos serão excluidos, pois alguns ainda estão em uso.
  5. Pronto! Agora é só fechar essa janela.

3º – Limpar as preferências DO WINDOWS (prefetch)

“PREFETCH” é a pasta que contém arquivos que facilitam a leitura e abertura de programas e páginas… “Como assim?, não entendi…” Vou te dar um exemplo simples: Para que o S.O. (sistema operacional) possa abrir o navegador para você, ele precisa ler todas as linhas de código e executar todas as tarefas necessárias para que o navegador possa funcionar corretamente.

E para que não seja necessário carregar todos os arquivos um por um toda vez, o windows salva algumas tarefas e deixam elas prontas na pasta “prefetch”.

“Pra que excluir essas tarefas prontas então?” Simples, essa pasta acumula tantas tarefas nesse meio tempo, que é mais rápido o S.O. ler linha por linha novamente, do que tentar encontrar a tarefa certa nessa pasta.

Então, vamos limpar essa pasta:

  1. Abra a caixa de diálogo “Executar”. | logo windows + R;
  2. Digite prefetch e aperte a tecla Enter;
  3. Selecione todos os arquivos da pasta prefetch (CTRL + A);
  4. Exclua todos os arquivos permanentemente (Shift + Delete).
    obs.: Nem todos os arquivos serão excluidos, pois alguns ainda estão em uso.
  5. Pronto! Agora é só fechar essa janela.

4º – o espaço disponível em seu notebook deve ser >10%

A primeira vista, pode parecer uma dica inútil, mas você sabia que o seu Disco Local C:* deve ter um espaço livre de pelo menos 10%?

Contudo, o nosso sistema precisa de um espaço livre para trabalhar e executar tarefas, sem esse espaço, todo o sistema (software e hardware) fica com dificuldades em trabalhar… É como se você fosse contratado para fazer malabarismo e acrobacias dentro de um banheiro químico (que exemplo em…).

Caso o seu disco local esteja cheio, ou você não saiba como acessa-lo, clique aqui para ver um tutorial bem simples em vídeo!

*Disco local C: = lugar onde todos os arquivos do seu pc ficam armazenados. Em outras palavras, é o seu HD | SDD)

5º – mantenha o seu sistema sempre atualizado

“Ahh, eu não gosto de atualizar nada… já está tudo funcionando, pra que mexer com quem está quieto?!”

De acordo com as empresas de desenvolvimento,”atualizações servem para resolver problema ou bugs encontrado na versão atual”. Esses “problemas” podem ser descobertos pelos próprios desenvolvedores, ou por usuários como nós.

As vezes, seu pc pode estar lento por conta de algum bug no sistema que só foi desencadeado agora. “E é batata, sempre que o meu pc está lento, eu entro nas configurações do sistema > Atualização e segurança. e sempre tem alguma atualização para ser feita”. Pode não ser uma atualização de sistema importante mas sim, de algum driver que na maioria das vezes é o que está ocasionado o problema de lentidão!

6º Bônus – como aumentar a vida útil de seu notebook

Se está lendo isso, o meu muito obrigado por ficar até o final! Espero que tenha entendido como deixar o seu notebook mais rápido! E como agradecimento, vou deixar algumas dicas preciosas para que o seu notebook dure muito mais!

  1. Quando for trocar de lugar, segure o seu notebook com as duas mãos. Assim, você irá distribuir o peso dele por igual, evitando que a placa seja danificada com o tempo;
  2. Use seu notebook em uma mesa ou suporte apropriado. Isso deve ser feito para que seu notebook consiga “respirar”, assim ele consegue “jogar” o ar quente do processador para fora;
  3. Limpe seu notebook com frequência e, sempre que possível, leva-lo em uma assistência para fazer uma manutenção preventiva. Pode parecer um gasto, mas te garanto que 2 manutenções no ano fica beeem mais barato do que um novo computador;
  4. Sempre que acabar de usa-lo, limpe-o (com cuidado) com um paninho microfibras, principalmente as teclas e a tela;
  5. Use ele sem estar conectado na tomada, e caso não seja possível, use ele na tomada e assim que a bateria completar 100%, tire da tomada e use a bateria. Isso evita que o seu notebook fique “viciado” e faz com que a bateria dure muito mais.

Bom, as dicas de hoje foram essas! espero que tenha aprendido como deixar o seu notebook mais rápido e como fazer ele durar mais!

Aah não se esquece de deixar seu comentário abaixo! Seria muito bom se deixasse um assunto para o próximo post!

um abraço e até a próxima!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixar uma resposta